O primeiro passo de Smylov em todas as partidas é atacar o peão "h7" contra o qual as negras tem 3 defesas possiveis: h6, g6 e Cf6. Contra cada defesa ele cria uma estratégia diferente, vejamos...
1- As negras jogam ...h6; Neste caso as brancas podem aumentar a pressão sobre "h7" preparando o "estilingue" Bc2-Dd3, já que as negras não podem jogar g6. Desta forma as negras devem jogar Cf6, e neste caso o peão dama fica livre pra avançar.
2- As negras jogam...g6; Com esta jogada o peão de h7 fica bem protegido, mas as casas negras passam a ser ponto fraco e as brancas tratam de explorar os pontos h6, g5 e e5.
3- As negras jogam...Cf6; Esta é a jogada preferida de kapov, que nao enfraquece o flanco rei, mas facilita o avanço do peão "d". Neste caso as brancam devem evitar a manobra negra Cc6-b4-d5 com a jogada a3 e aumentar a pressão no flanco rei e no centro, como nessa partida logo abaixo:
Uma partida modelo da abertura até o arremate. Desde a jogada 17 até 21 as brancas atacam em todo o tabuleiro para finalmente jogar d5 em boas condições, conseguindo uma posição ganhadora. Uma sugestão para as negras seria 12...Ba6 evitando que as brancas monte o esquema da partida, que é muito conveniente.
Nessa partida as negras optaram por ...h6 e erraram ao acreditar que a penetração em h7 não oferecia perigo. Mas a verdade é que o arremate de Smylov, que começa com 22.Bxh6, foi muito bem calculado. As negras deveriam ter jogado 16...Cg6.
Desta vez Ribli optou por ...g6, mas a simplificação em d5 seguido da entrada na sétima deu vantagem ás brancas. Depois de f3, reduzindo a acção do bispo negro, e Te4, trazendo a última peça para o ataque, a vantagem branca tornou-se decisiva. O interessante desta partida assim como a outra é que Smylov ganhou uma pelas casas brancas e a outra pelas casas negras, conforme a defesa escolhida por Ribli. Só por curiosidade essas duas ultima partidas Symlov vs Ribli fez parte dos encontro dos 2 jogadores pelas Semi finais do Torneio de Candidatos e apesar do grande preparo de Ribli as negras não conseguiram solucionar seus problemas em nenhuma das partidas e esta variante acabou determinando o resultado do match.
Continental de Xadrez rodadas 6 e 7
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário